quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cruzadas do Giacomo I

Afora os seriados japoneses, uma das maiores diversões do velho Giacomo, meu saudoso diabo de garrafa, era bolar palavras cruzadas intricadas, cascudas, cabeludas, jogos que refletiam sua imesurável erudição e sua inesgotável capacidade de tirar sarro com a cara alheia. É preciso lembrar que ainda não havia dicionários eletrônicos no tempo em que ele compôs os quebra-cabeças — o que os tornava praticamente insolúveis para nós, pobres mortais que nos dispúnhamos a tentar decifrá-los. Esta primeira cruzada da série era considerada por ele como de nível amador, repleta de barbadas. Outras virão, e cada vez mais difíceis.Alguém se habilita?

 
HORIZONTAIS
1. Pequena peça metálica com o aspecto de um toco que se acopla a um guia de onda com o fim de alterar as características de ressonância (elet.). / Antiga embarcação oriental, de mastros e re­mos de bambu, semelhante à fusta, usada na guerra ou no comércio. 2. Cada um dos cantos religiosos, em geral de oito versos e onze sílabas cada um, na literatura medieval italiana. / Erva de pequeno porte, da família das iridáceas (Cypella plumbea). 3. Que tem mais comprimento que largura, alongado. / Mil e cem, em algarismos romanos. 4. Seguirem. / Abrev. de Robero Raposo, tradutor brasileiro do século XX. 5. Sociedade anônima. / Diástase extraída do óleo de amêndoa, e que hidrolisa glicosideos. 6. De sobreaviso, à espera, à espreita. 7. Antes de Cristo. / Liga Nacional Campone­sa. 8. Estudo dos vinhos. 9. Rio da Itália. / Separatriz de uma distribuição de fre­qüência que divide a área da distribuição em domínios de áreas iguais a múltiplos inteiros de um oitavo desta área. 10. Macaco-da-noite. / (?) Tsé, filsófo oriental.
 
VERTICAIS
1. Diz-se de alguns fragmentos do Pentateuco em que a Deus é dado o nome de El ou Eloim, e que os críticos distinguem, quanto à época e quanto à origem, dos fragmentos jeovistas, deuteronô­micos e sacerdotais. 2. Israelita nascido em Israel. / Tronco de videira. 3. Filó de seda. / “Nem”, em inglês. 4. Pluviômetro. 5. Abrev. de “bandeira”. / De qualidade inferior (fem.). / Regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para manter a ordem e o desenvolvimen­to em uma comunidade. 6. Cada um dos sabugos de milho que, debulhados, servem para um jogo em que cada jogador, segurando um deles, dá contra o do parceiro ou contendor, para ver se o que­bra. 7. Barrete doutoral. / Meta, arco, baliza (fut.). 8. 3,1416... / Dióxido de silício. 9. Desi­gna as unidades de medida elétrica no sistema c.g.s. eletromagnético. / Qualquer sal do ácido ci­ânico. 10. Órgão produtor da urina. 11. Entre os antigos escoceses e  irlandeses, tribo constitu­ida de pessoas de descendência comum. / Antiga panela de barro.

Um comentário:

GALAUKO disse...

Putz, difícil essa cruzada do Giacomo. tentando aqui.rsrsrsr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...