sábado, 15 de janeiro de 2011

Jazz 24


GOSTO DE RÁDIO, SEMPRE gostei de rádio, sou um radio-gaga compulsivo. Quando criança, adorava sintonizar rádios de outros países em ondas curtas e curtia desde a programação da BBC londrina até os programas de música caipira que eram transmitidos pelas rádios paulistas logo cedo pela manhã. Durante a adolescência, em uma fase meio gótico-psicodélica, passava madrugadas inteiras ouvindo a Rádio Relógio: "Galeria Silvestre, a galeria da luz... Você sabia? Cachorro não tem lepra... Bip, bip, bip... Quatro horas, vinte e cinco minutos, zero segundo. Biiiiip."
   Com a chegada da Internet senti-me como uma alma fugida do purgatório para o paraíso. E, é claro, tornei-me um ávido ouvinte da miríade de rádios online que povoam o espaço virtual. Ouço de tudo, de salsa a clássicos, de techno a música medieval irlandesa, de programas de notícias a pastores eletrônicos argentinos, que são hilários. Informação, informação, informação... é inacreditável a força de que tem o rádio ainda nos dias de hoje. E, afora o Twitter, esse instrumento de digitadores complusivos para quem o objetivo primordial da vida é a postagem de notícias ou irrelevâncias antes mesmo delas terem acontecido, não há mídia mais instantânea.
   Tenho uma longa lista de boas rádios, virtuais ou não, que poderia passar para os meus leitores. Em vez disso porém, convido-os a conhecer aquela emissora entre todas que merece um ícone em minha área de trabalho: a Jazz 24 uma rádio universitária de Seattle com uma programação deliciosa, que alterna os grandes clássicos do jazz com ótimos músicos contemporâneos e tem espaço até para música instrumental brasileira, com ênfase para Bossa Nova lounge, se é que isso existe. Acessem o link e divirtam-se!

Após a publicação deste post, recebi uma mensagem de meu amigo Roberto Muggiati, um dos maiores estudiosos de música do país, me informando que a melhor rádio de jazz na web é a seguinte: Accujazz.com Fui verificar e, realmente, devo dar a mão à palmatória: a rádio é ótima. Mas o que abunda não prejudica: a Jazz24 também é uma ótima emissora virtual. Fiquemos com ambas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...